Dicas úteis para quem visita Praga

Faz muuuito tempo que não actualizo o blog, julgo ser normal, depois de tanto tempo a viver em Praga perdi a motivação para contar todos os episódios da vida, que ganhou rotinas.

De qualquer forma, hoje pediram-me dicas úteis para uns amigos que iram visitar a cidade em breve, aproveito para partilhar também aqui:


Lugares para visitar:
Se o tempo estiver bom: Letná Beer Garden ou Riegrovy Sady – ambos tem vistas fenomenais sobre a cidade. Recomendo também Vyšehrad, independentemente to tempo podem fazer o passeio de barco no rio Vltava até Vyšehrad (vale a pena para conhecer um pouco da história, a parte que está ligada ao rio). Se for no verão, vale a pena conhecer o local onde os checos vao apanhar sol:  Žluté lázně. E claro, os lugares turísticos: conhecer o castelo, a torre de Petřin – o jardim pelo caminho é muito giro e tem parques para os miúdos, o bairro Judeu, Charles Bridge…

Sítios bons para experimentar a gastronomia local:
Malostranská Beseda, Lucerna, Lokal, Potrefena Husa, Kolkovna.

O que comer:
As sopas (polevka) no geral são boas. Pratos principais, tudo a base de carne: Svíčková (carne de vaca), Koleno (carne de porco), Vepřo-knedlo-zelo (carne de porco). Sobremesa: Palačinky (panqueca).

Cerveja:
Pilzner – também devem experimentar nefiltrovany (não filtrada).

Desporto:
GoFit.io – aqui podem comprar passes individuais para diversas atividades desportivas, tais como: natação, ginásio, yoga, escalada, etc. O sistema é bastante simples de usar e seguro.

Atenção:
Carteiristas – não são violentos, mas são profissionais, roubam sem que se sinta ou perceba alguma coisa, e há muitos na cidade velha, convém andar com as carteiras nos bolsos da frente.

Taxistas – se precisarem de apanhar um taxi, o melhor é chamar para o local, apanhar o primeiro na rua é uma lotaria, muitos tem o táximetro modificado para contar muito mais do que deve, outros fazem preços de cabeça bem mais elevados do que o normal. Uber funciona aqui, podem instalar a app para chamar taxi, ou qualquer outra agencia de taxis, desde que seja por encomenda cobram os valores justos.

Restaurantes – evitar os da cidade velha, principalmente no old town square, a não ser que recomendados, a grande maioria serve mal e cobra caro. O foursquare é útil para encontrar bons sítios para ir.

Câmbios – talvez o mais seguro seja levantar dinheiro no multibanco, senão prestar atenção ao valor do câmbio e às condições. De momento 1euro = 27.7czk, não aceitem comprar por muito menos que isso e atenção às taxas.

Transportes – os transportes públicos são bastante baratos e eficientes, conseguem comprar bilhetes individuais de 30 minutos ou 90 minutos e máquinas automáticas que se encontram em qualquer estação de metro e em muitas papelarias. Se preferirem bilhetes de maior duração julgo que tem que comprar numa estação de metro.

Telecomunicações – é possível comprar um cartão de telemóvel a saída do aeroporto, com pacote de dados, bastante útil para poder consultar os mapas no telemóvel, chamar taxis, consultar foursquare, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *