Salários na República Checa

Frequentemente me perguntam sobre os ordenados médios na Republica Checa, como ainda não estou cá há tempo suficiente para conhecer o mercado de trabalho sem ser da área em que trabalho, e é algo que muito raramente alguém comenta, nunca sei o que responder.

Hoje cruzei com o guia que se segue, pode ser bastanta útil para terem uma ideia dos salários praticados no país.


Guia de salários na República Checa – 2012

Atenção que os valores são sempre por ano e é o salário bruto.

Para calcular o ordenado líquido, podem consular a seguinte página (em checo, mas podem traduzir usando o Google Chrome):

http://www.finance.cz/dane-a-mzda/kalkulacky-a-aplikace/mzdovy-kalkulator/

Notas importantes:

  • A oferta de trabalho para não dominantes de Inglês  ou Checo é quase inexistente. Se não dominas nenhuma das duas línguas, é excusado procurar trabalho por aqui!
  • Há oferta de trabalho para estrangeiros, mas apenas para pessoal qualificado/especializado/experiente.
  • Os ordenados são mais baixos que nas principais capitais da Europa, mas o custo de vida também é mais baixo.

4 comentários a “Salários na República Checa

  1. Olá!
    Recentemente tive uma proposta de trabalho para Praga e desde então tenho vindo visitar e ler o seu blog, ajuda muito! Espero ainda vir a tempo de fazer umas perguntinhas! É o seguinte, eu sou designer gráfica com 1 ano de experiência e a proposta que me fizeram foi de 26.000kc mensais, o que nem 20.000kc liquidos dá por mês…o que me anda a atormentar é achar que não dá para viver em praga com esse salário…é mais sobreviver. Acha que é suficiente? É mais ou menos a média que pagam aí?
    A empresa terá obrigatoriamente de me arranjar subsidio de saúde?
    Também tenho no contrato um probation period de 3 meses, o que isso significa ao certo?

    E para acabar, subsidio de natal e férias não há certo? 🙂

    Muito Obrigada mesmo, espero não ter sido muito chata!

    Sandra

    • Olá Sandra,
      Sinceramente acho o valor baixo, mas dá para viver. Um quarto consegues alugar a partir de 5000, mas a média ronda os 7000 (creio eu), a alimentação é ligeiramente mais barata que em Portugal, os transportes são baratíssimos, o resto depende do estilo de vida que pretenderes ter.

      As empresas pagam pelo menos o seguro de saúde publico, muitas pagam também o acesso a clinicas privadas, deves consulta-los para saber as condições. Nesta página consegues encontrar informação mais detalhada sobre o assunto: http://www.expats.cz/prague/article/health-medical/health-insurance/

      Por norma, não pagam subsídio de natal nem de férias, mas há, claro, excepções. Algumas multinacionais pagam 13 ou 14 salários, outras tem como benefício um prémio anual que varia conforme a performance da empresa e do funcionario no ano transacto. Novamente deverás contacta-los para saber se é o caso ou não.

      Há um benefício que quase todas as empresas dão, à semelhança do subsídio de alimentação em Portugal, aqui é comum darem vouchers que podem ser utilizados em restaurantes ou supermercados.

      Deixo-te aqui dois sítios bastante úteis para pesquisares informação e fazeres perguntas:
      https://www.facebook.com/groups/portugueses.cz/
      http://www.expats.cz/prague/chat/

      Se tiveres mais questões, não hesites em perguntar.
      Boa sorte 😉

      • Obrigada pela tua resposta! Eu falei com a empresa e eles disseram-me que a média de salários na republica checa é de 25.000kc por mês. É verdade? Já estive no forum do expats a fazer umas perguntas e eles dizem-me o mesmo, que o salário até é razoavelmente bom!

        Obrigada outra vez. Esse grupo do facebook vai dar jeito! eheh

  2. Olá Patrick!

    Gostei mto de seu site, q encontrei por acaso. Sou do Brasil e tenho gde curiosidade por Praga. Suas informações foram muito legais. Por favor não deixe de compartilhá-las conosco! 🙂

    Obrigada! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *