Fez hoje 3 meses que comecei a trabalhar em Praga

Dia 2 de Maio foi o meu primeiro dia de trabalho no monster.

Ansiei bastante pelo dia de hoje, é que durante os primeiros 3 meses de trabalho podia ser dispensado, sem justa causa, de um dia para o outro, estive à experiência, da mesma forma tinha direito de rescindir o contrato sem aviso prévio.


Terminado o periodo de estágio, segundo a lei laboral em vigor na Republica Checa, se alguma das partes intencionar denunciar o contrato, terá que avisar a outra parte com 2 meses de antecedência e a contagem começa no primeiro dia do mês que precede a data da recepção da carta registada. Ou seja, se eu pedisse a demissão hoje (2 de Agosto), só poderia abandonar o trabalho no final de Outubro.

Além da segurança que ganhei, também passo a ter os seguintes benefícios, dados pela empresa:
– seguro de saúde privado;
– 50% de desconto na mensalidade do ginásio (que custa o valor irrisório de cerca de 25€ por mês, preço médio dos ginásios em Praga);
– contribuição de 3% do valor bruto do ordenado mensal para um plano poupança reforma;
– bonus sobre pessoas referidas por mim que sejam contratadas.

20 comentários a “Fez hoje 3 meses que comecei a trabalhar em Praga

  1. Olá, Patrick.
    Estou indo morar em Praga no dia 19 deste mês. Minha filha iniciará o curso de medicina (2nd Charles). Depois de incontáveis tentativas, encontrei um apartamento para alugar. Ficaremos dois dias num hotel e na segunda-feira iremos ver o imóvel. Estou apreensiva pois não falo checo e nem domino o inglês. Poderíamos nos comunicar por email? Preciso de algumas dicas de como preceder quanto ao aluguel. Agradeço a atenção.

  2. Caro Patrick,
    Estou a pensar ir viver durante um ano para Praga e gostava de lhe colocar algumas questões sobre como encontrar previamente trabalho na cidade (estando ainda em Portugal). Será que me pode ajudar? Obrigada.

  3. Boas,

    Vou agora para Praga no final deste mês juntamente com 3 amigos, vamos de Erasmus e gostaria de saber o custo de vida em Praga em relação a Portugal se difere muito e se não tem conhecimentos para ajudar a arranjar nos uma casa, ate porque iremos estar por ai durante um ano.

  4. desde ja muito obrigado pela ajuda…
    sim estamos a pensar morar os 4 na mesma casa, e segundo o que sei a localização e praga 6, e pelo que já vi não tem muitas casas para 4 pessoas e sim ja reparei que sao caras.

    caso conheça alguem ou alguma casa nessa zona para arrendar agradecia que me contacta-se se não for pedir muito.

    muito obrigado pela ajuda.

  5. Boa tarde,

    desde já desejo um Feliz ano 2012!

    Começo o ano a tentar orientar a minha vida… Estou com intenções de sair de Portugal e a cidade mais certa para me receber será Praga. Porém não tenho conhecimentos do estado do mercado de trabalho.
    Sou licenciado em Análises Clínicas e a acabar o Mestrado em Microbiologia. Acha que terei mais sorte que cá em Portugal em arranjar um emprego nestas áreas? E em termos de salários o que se pratica?

    Muito obrigado!

    Cumprimentos,
    Hugo Dantas

    • Olá Hugo,

      Muito sinceramente não sei como é o mercado de trabalho dentro da tua área aqui. Quanto a salários, em geral são próximos dos de Portugal, sendo o custo de vida ligeiramente mais baixo.
      Se tiveres interessado em saber mais, recomendo-te os fóruns do site http://www.expats.cz . Se ainda ninguém lá colocou essa questão, podes faze-lo tu.

    • Olá Yuri,
      A área de Software Development é das que tem mais ofertas de emprego para estrangeiros, e felizmente em crescimento. Há procura de Java Developers sim, se ainda tiveres interessado entra em contacto, tenho amigos em várias empresas e às vezes pedem-me referências.

  6. Olá, Thiago!

    Estou muito interessado em mudar-me para Praga. Gostaria de saber de você como anda as coisas por ai para estrangeiros? emprego, moradia…essas coisas…não falo fluente o inglês, masmo assim,você me aconselharia ir??? Aguardo seu retorno.
    Obrigado!

    • Olá Fred,

      Aqui não falado Checo, o Inglês é a única alternativa. Ainda que hajam muitos que pouco ou nada sabem de Inglês, há muitos estrangeiros e a maioria dos jovens falam, dá para viver perfeitamente.
      O facto de não falares fluentemente não constitui necessariamente uma barreira, desde que tenhas uma boa base, com a prática acabas por melhorar bastante.

  7. Ola Patrick,tudo bom?

    Quero muito morar em Praga,porem tenho muitas duvidas,poderia me ajudar?.Gostaria de saber,como é o mercado de trabalho em Praga?;somente tenho o ensino médio,e não tenho experiências com nenhuma área de trabalho,existe muitas vagas para mim nesse perfil?,porem quero fazer um curso de musica ai,e preciso me manter,desde já agradeço sua atenção

    • Olá João,
      Não querendo desmotivar, é muito complicado encontrar trabalho não qualificado, sendo estrangeiro. Não há praticamente ofertas de trabalho para quem não fale checo, sem ser em multinacionais que requerem domínio de inglês e procuram pessoal qualificado e experiente.

  8. Boa tarde , moro no Brasil desculpe a pergunta simples e obvia :

    Quero ir morar e trabalhar em Praga, como devo proceder ?

    tipo, trabalho, moradia etc ?

    • Olá, quais são as tuas qualificações? Que línguas dominas? Para quem apenas fala Português, é bastante complicado arranjar trabalho na República Checa.

  9. Sou Brasileiro e quero ir morar em Praga. Trabalho por internet e procuro alugar um imóvel por até 1000 Euros mensais. Sabe me indicar onde posso conseguir?

    • Por esse valor pode alugar um apartamento excelente em Praga. No seguinte website bezrealitky.cz encontra apartamentos para alugar anunciados diretamente pelos donos, sem agência, pode usar o google translator para ajudar a perceber. Recomendo as seguintes zonas: Letná, Holešovice, Vinohrady, Karlin, Dejvice. É bom que seja perto de transportes públicos (tram e metro), e que não seja numa das estradas principais onde a poluição pode ser alta. Pesquisando o nome da rua no Google maps dá para perceber. O valor das rendas anunciadas por norma nao incluem as despesas de eletricidade, aquecimento, manutenção do edifício, etc, que por norma vai até 5000czk (200 Euros) mensais. Pode encontrar mais informação aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *